Fisiologia da audição

Para compreender sobre saúde auditiva, primeiramente é necessário saber o que é som e como funciona todo conjunto de estruturas responsáveis pela audição.

Então, o que é o som?

O som é uma modificação de pressão que ocorre em meios elásticos, propagando-se em forma de ondas ou oscilações mecânicas, pois necessitam de um meio material para se propagarem. Ele resulta de um movimento ordenado e vibratório de partículas materiais gerando compressões e rarefações sucessivas, quando algo faz com que uma fonte sonora vibre ou oscile, um evento sonoro ocorrerá e este poderá ser transmitido para algum meio, sejam sólido, líquidos e gasosos.

 E Como funciona todo o conjunto das estruturas responsáveis pela audição?

>O esquema a seguir representa exatamente o percuso da onda sonora por todo ouvido.

Fonte sonora transmitida pelo ar >>  Chega ao pavilhão auricular >> transmite ao meato acustico externo >>  movimenta a membrana timpânica >> que gera o movimento  da cadeia ossicular >>  movimenta assim o liquido da cóclea >> ocorre a estimulação do órgão de Corti e suas células ciliadas  >>  estimulação elétrica das células do órgão de Corti >> o impulso chega ao sistema nervoso central, fazendo assim, com que ouçamos.

Fonte: BEVILACQUA MC, MORET ALM. Deficiência auditiva: Conversando com familiares e profissionais da saúde. São Paulo, 2005.

 

Fonte: http://fonoatividade.blogspot.com/2011/05/fisiologia-da-audicao.html